sexta-feira, 28 de setembro de 2012

kimonos

Uma vestimenta tradicional e linda!!!!!!!! Qual otaku nunca desejou vestir um kimono, mas quem pensa que eles são todos iguais está muito enganado. Os kimonos tem varias caracteristicas para determinar o seu uso, tipo idade, posição social, estado civil e etc... 
O significado em japones de kimono é literalmente "coisa de vestir", existem duas grandes categorias que os dividem :wafuku(vestimenta estilo oriental) e yofuku(vestimenta do estilo ocidental).
Os kimonos eram utilizados no cotidiano japones até que na era meiji foi adotado as vestimentas ocidentais, hoje o kimono só é usado em ocasioes especiais. 

                                                         Tipos de kimonos:
 

Kurotomesode- "mangas curtas preto", kimono preto com profusa decoração das coxas para baixo e com 5 kamons (escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Usado com um obi de brocado dourado, é o kimono mais formal das mulheres casadas, geralmente usado pelas mães do noivo e da noiva num casamento.

 









Irotomesode - "mangas curtas colorido", kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, com profusa decoração das coxas para baixo e com 5 kamons (escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Usado com um obi de brocado dourado, é um kimono menos formal que o kurotomesode, e é usado por mulheres casadas que são parentes próximas dos noivo e da noiva num casamento.
 

Furisode - "mangas que balançam", kosode feminino cujas mangas possuem 70 cm a 90 cm de comprimento. É o kimono formal das moças solteiras, ricamente estampado, fechado com obi em brocado multicolorido e brilhante amarrado em grandes laços nas costas. É geralmente usado no Seijin Shiki (Cerimônia da Maturidade, no mês de janeiro no ano em que a moça completa 20 anos) e pelas moças solteiras aparentadas da noiva nas cerimônias e recepções de casamento.
 







Houmongi - "traje de visita", kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, com profusa decoração em um dos ombros e uma das mangas, e das coxas para baixo, sem kamons (escudos de família). Considerado um pouco menos formal que o irotomesode, em cerimônias de casamento é usado por mulheres casadas ou solteiras, que geralmente são amigas da noiva. O houmongi também pode ser usado em festas formais ou recepções.

 
 







Tsukesage - Comparado ao houmongi, o tsukesage tem uma coloração mais discreta considerado menos formal que o houmongi. Dos kimonos que podem ser usados diariamente por casadas e solteiras, é o mais requintado é o considerado menos formal que o houmongi.

 

 





 Iromuji - kimono de uma só cor, que pode ser textura mas sem decoração em outra cor, usado principalmente em Cerimônias do Chá. Pode ter um pequeno bordado decorativo ou um kamon ( escudo de família) nas costas. É um kosode semi-formal, considerado elegante para uso diário.

 


 




Komon - "estampa pequena", kimono feito com seda estampada com desenhos pequenos repetidos por toda a peça. Considerado casual, pode ser usado para sair pela cidade ou para jantar em um restaurante. Pode ser usado por casadas e solteiras.
 












Tomesode - "mangas encurtadas", kosode femino de seda, forrado em seda de cor diferente, cujas mangas possuem de 50cm a 70cm de comprimento. A expressão deriva do costume de que quando as mulheres se casavam elas passavam a usar kimonos com mangas curtas - ou cortavam as mangas dos kimonos - como símbolo de fidelidade ao marido. A maior parte dos kosodes usados por mulheres são desse tipo.

Yukata - Kimono informal de algodão estampado, sem forro. Mulheres usam os de grandes estampas, geralmente de flores, com obi largo, e os homens usam os de pequenas estampas, com obi estreito. O yukata é mais usada em matsuris (festivais), mas também pode ser usado diariamente em casa. Ryokans (hotéis ou pousadas tradicionais) e onsens (resorts com termas) costumam disponibilizar yukatas para todos os hóspedes.










Depois de ler esse post , pelo menos voce sabera um pouco sobre essa linda vestimenta e quem desejar saber um pouco mais pode visitar os seguintes sites:
culturajaponesa
japaoaishiteru

2 comentários:

  1. *-* Kimonos são tão lindos!!!
    Amei sei blog Mayumi \o ... beijos e ótimo fim de semana :*

    ResponderExcluir
  2. eu tambem amooo kimonos!
    arigato tambem acompanho seu blog=}
    bjoos e tambem tenha um otimo fim de semana^^

    ResponderExcluir